quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Resumo de "memória ao conservatório Real"

“Frei Luís de Sousa” trata-se de uma história com toda a simplicidade da tragédia de ficção. Onde as personagens presentes podem ser comparadas com personagens mitológicas, evidenciando a sua superioridade. Existindo um número diminuto de personagens. Existe um compromisso entre duas pessoas que nem sequer sabem se estão livres (na obra de Almeida Garret isto está explicito no casamento de Madalena e Manuel de Sousa). Como é típico de uma tragédia também na sua obra Almeida Garret descreve um desafio às prepotências divinas e humanas quando Manuel de Sousa e a sua “mulher” incendiaram o palácio. Garret descreve um reconhecimento, existe na sua obra, mais uma das características do texto dramático, a identificação do Romeiro (D. João de Portugal). Existe como é comum a grande parte dos textos dramáticos, senão a todos, que é a discussão entre duas personagens (No caso desta obra é entre Telmo e a protagonista (Madalena)), e verifica-se também a existência de outra personagem que faz precisamente o contrario, tem sempre uma palavra de apoio, de carinho e de conforto, lembrando tudo isto o coro grego.
Esta obra tem também características do romantismo. Garrett escreveu e publicou esta obra em pleno século dezanove. A literatura moderna que se fazia sentir nesta época, mais precisamente a que estava mais patente e que melhor representa Garrett, era o romantismo, daí este drama, ter características do romantismo. Estas ideias estão patentes e são evidenciadas por todas as personagens, a crença no sebastianismo, o aparecimento dos mortos (Telmo), a crença em agouros e superstições, o idealismo patriótico e visões durante o sonho (Maria), o tiranismo apresentado por Manuel de Sousa. Existindo também características apresentadas pelo próprio autor ao escrever o texto, como o uso da prosa, a divisão em três actos, etc.
Este texto pode ser classificado como um drama romântico apenas com alguns acontecimentos que evidenciam a tragédia, mas apenas no conteúdo.

Sem comentários: